Memórias: Mcarthismo começou há 65 anos

14 02 2015

josephmccarthy1

No dia 9 de fevereiro de 1950, Joseph McCarthy, senador por Wisconsin, anunciou num discurso que tinha uma lista com nomes de mais de duzentos funcionários que eram “comunistas”. O “mcarthismo” teve um efeito aterrorizador para milhões de cidadãos. Por António José André.

Os meses precedentes mostraram-se penosos para a política de Guerra Fria dos Estados Unidos. Na China, tinha sido proclamada a vitória da Revolução comunista. Na URSS, tinha sido detonado um engenho atómico.

As acusações disparatadas de McCarthy proporcionaram uma explicação para o desastre da política externa norte-americana: os agentes subversivos comunistas estavam a trabalhar bem no governo, em Washington.

No auge da Guerra Fria, o discurso do senador McCarthy encontrou eco nacional e avivou os medos dos norte-americanos quanto à existência de agentes subversivos no Departamento de Estado..

Em poucos meses, instalou-se uma verdadeira paranóia, que desestabilizou os democratas no poder. Em 1952, após a eleição de Eisenhower, McCarthy presidiu ao Comité de Atividades Antiamericanas.

Em 1954, o poder de McCarthy ruiu, quando passou a atingir importantes personalidades militares. O Senado condenou publicamente o macarthismo, pondo fim a um dos períodos mais nefastos da história norte-americana.

O “mcarthismo” caracterizou-se por inúmeras perseguições – contra intelectuais e artistas sobre os quais pairasse qualquer suspeita de serem de esquerda –, por prisões de dirigentes sindicais e por processos de espionagem contra funcionários do Estado e cidadãos comuns, por depurações e pelas temerosas “listas negras”. A

lém do clima de medo, essa “caça às bruxas” levou inocentes à morte, como foi o conhecido caso Rosemberg.

Veja também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_Negra_de_Hollywood

Advertisements

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: