Memórias: Joe Strummer morreu há 12 anos

23 12 2014

joe_strummer_1

 No dia 22 de dezembro de 2002, faleceu Joe Strummer, co-fundador, vocalista, letrista e guitarrista dos Clash, mas também conhecido pela sua luta antirracista, antifascista e anticapitalista.
Em 1974, Joe Strummer criou a banda 101´ers (garage rock), que tocava nos pubs londrinos. Em 1976, formou os Clash com Mick Jones (guitarra e voz), Paul Simonon (baixo) e Topper Headon (bateria).
Em março de 1977, os Clash lançaram o primeiro single. Em agosto desse ano, lançaram o álbum “The Clash” – um marco na história do punk, tal como o primeiro álbum dos Ramones. O disco é energia do princípio ao fim, até na versão “Police and Thieves” – um clássico de Junior Marvin e Lee Perry.
Em Novembro de 1978, foi lançado o segundo disco dos Clash, “Give´em enough Rope”, bastante diferente do anterior. Joe Strummer e Mick Jones tinham estado na Jamaica. O novo disco foi mais produzido e refletia um verdadeiro retrato político-social da Europa.
Em dezembro de 1979, os Clash lançaram aquele que seria um dos clássicos do punk rock: “London Calling”. Em dezembro de 1980, lançaram o triplo álbum “Sandinista”, onde a banda abusa de experimentalismos e da tecnologia da época.
Em maio de 1982, os Clash lançaram o álbum “Combat Rock”. Novamente, diferente de tudo que já haviam feito. Apesar do sucesso comercial que a banda tinha, começaram os problemas internos.
Primeiro, foi a saída do baterista Topper Headon, imediatamente substituído por Terry Chimes, mas também não durou muito. Depois, Mick Jones deixou a banda para se dedicar a um novo projeto: os Big Audio Dynamite.
Mesmo assim, Joe Strummer não desistiu e contratou dois guitarristas e, em Novembro de 1984, saiu o álbum “Cut The Crap”. No início de 1986, Joe Strummer e Paul Simonon decidiram acabar com os Clash.
Em 1989, Strummer produziu algumas faixas e lançou o primeiro disco a solo, “Earthquake Weather”. Em 1990, substituiu Shane McGowan, vocalista dos Pogues. Em 1999, Joe Strummer e os Mescaleros lançaram o álbum, “Rock Art and the X Ray Style”. Em 2002, Strummer gravou o terceiro álbum com os Mescaleros, “Global A Go Go” – um tributo a Joey Ramone.

Muito mais haveria para falar sobre Joe Strummer, cujo desaparecimento comoveu o autor desta linhas, mas veja também o documentário “Viva Joe Strummer”: https://www.youtube.com/watch?v=nHy-ApqKP9Q

 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: