Faleceu Pete Seeger

29 01 2014

Pete-Seeger

 Faleceu na segunda-feira, aos 94 anos, Pete Seeger, um dos pioneiros da música folk e conhecido pelas suas canções de protesto. Foi mentor de vários cantores: Bob Dylan, Joan Baez e o grupo Peter, Paul and Mary.

Inspiradas em cerimónias afroamericanas, as suas canções “If I had a Hammer” e “Where have all the flowers gone”, tornaram-se clássicos. Seeger popularizou o hino do movimento de defesa dos direitos civis, “We Shall Overcome”.

Desde os anos 30, Seeger foi um ativista e participou nas lutas dos trabalhadores; nos movimentos pacifistas e antifascistas, nos movimentos pelos direitos civis e direitos dos negros; contra a guerra do Vietname e as intervenções militares dos Estados Unidos no mundo. Ainda cantou com Bruce Springsteen na primeira posse de Barack Obama.

Na década 40, Pete Seeger filiou-se no Partido Comunista, que deixaria algum tempo depois. Mas isso valeu-lhe uma perseguição implacável pelo macartismo dominante, na década 50, e um prolongado ostracismo nos meios de comunicação norte-americanos, que queriam condená-lo a um silêncio, ao qual jamais se rendeu.

Seeger ganhou o prémio Grammy, em 1993, e recebeu a Medalha Nacional do Mérito Artístico das mãos do presidente Bill Clinton.Nos últimos anos engajou-se nas lutas pelo meio ambiente, sobretudo no rio Hudson (estado de Nova Iorque), onde morava.

Seeger unca se deixou levar pelo estrelato, coisa que detestava. Apesar de ter rompido com o Partido, continuava a dizer que era “um comunista, mas com c minúsculo”. Talvez por isso mesmo, um autêntico Comunista com C maiúsculo.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: