A carta em que Orwell explica “1984”

30 08 2013

orwell

A carta em que Orwell explica “1984” (1)

Ninguém compreendeu tão bem o século XX como George Orwell. Esta semana foi publicado “George Orwell: A Life in Letters”. O livro contém uma carta fascinante onde Orwell explica a tese principal do livro “1984″, escrito dois anos depois. Podeis lê-la aqui: (2)

” Receio que, desgraçadamente, o totalitarismo cresça no mundo.
Hitler desaparecerá em breve, mas só à custa do fortalecimento de: 1) Estaline, 2) milionários americanos e ingleses e 3) todo o tipo de pequenos “fuhrers” ao estilo de De Gaulle.
[…]
No futuro próximo, dois ou três superpoderes controlarão o mundo, 2+2 será igual a 5, e o “fuhrer” de turno assim o desejar.
[…]
A maior parte da elite intelectual inglesa opõe-se a Hitler, mas só em troca do apoio a Estaline. A maioria deles apoiam métodos ditatoriais, polícias secretas e a sistemática falsificação da Historia sempre que beneficie “os nossos”.
Mas se alguém proclama que “tudo é por uma boa causa” e não reconhece os sintomas sinistros, na realidade só ajuda a fortalecer o totalitarismo.
[…]
Desde que a guerra contra o totalitarismo começou, em 1936 (Orwell combateu com os republicanos durante a Guerra Civil), creio que a nossa causa é a melhor. Mas para que continue a ser a melhor, necessitamos duma autocrítica constante.

Orwell escreveu esta carta na sua casa situada no bairro londrino de Mortimer Crescent, em 18 de maio de 1944. Duas semanas depois, um missil V-1 alemão destroçava Mortimer Crescent.  Conto-vos isto porque sempre me fascinaram os dois primeiros parágrafos de “The Lion and the Unicorn: Socialism and the English Genius” que tinha escrito três anos antes. (Nessa obra Orwell propões uma revolução socialista e democrática na Inglaterra em oposição ao estalinismo soviético).

Notas:
(1) – texto publicado em: http://www.principiamarsupia.com/
(2) – http://www.thedailybeast.com/articles/2013/08/12/george-orwell-s-letter-on-why-he-wrote-1984.html
Tradução: António José André

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: