A impiedade de Sócrates foi a sua condenação

11 07 2009

1247253748512David_Socrates4428dnA condenação à morte do filósofo grego Sócrates ainda se ensina, nalgumas faculdades de Direito e História, como um exemplo do uso retorcido da justiça. Desde Platão, que foi seu aluno, esse julgamento foi considerado uma farsa perpetrada pelos senhores poderosos de Atenas.

Paul Cartledge, historiador e professor da Universidade de Cambridge, acaba de publicar “Ancients Greek Political Thought in Practice”, onde defende que o processo foi um exemplo da justiça e democracia ateniense.

Sócrates fora acusado pelo cidadão Meleto por um duplo crime e sentenciado por um júri formado por 501 homens. Meleto declarou que o filósofo violou a lei ao não cumprir as obrigações religiosas e por introduzir novas divindades. Por isso, pediu a pena de morte para Sócrates.

Sócrates tinha sido tutor de alguns anti-democratas, como Alcibíades ou Critias, e era considerado como um sofista, ou seja, um charlatão perigoso. O professor Cartledge afirma que foi o desprezo de Sócrates pela religião que o levou à sua condenação.

Sócrates, ao usar em sua defesa a sua técnica preferida (responder com perguntas às questões de Meleto), não conseguiu resultados razoáveis. Dos 501 membros que faziam parte do júri, 280 condenaram Sócrates. Só restava decidir a pena e Meleto insistiu na sua execução.

Na sua réplica, Sócrates voltou a actuar com desdém. Podia ter solicitado o desterro ou o pagamento de uma multa, mas argumentou que era um homem dotado de uma missão filosófica. O seu discurso enfadou o júri e 320 cidadãos do júri votaram pela pena máxima. Sócrates suicidou-se, uns días depois.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: