Relembrar Richard Yates

17 01 2009

200px-yatesrichard

Está para breve a chegada do filme ‘Vía Revolucionária’, realizado por Sam Mendes (de Beleza Americana) e que conta com a presenta dos actores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

O filme recupera um dos escritores mais brilhantes e esquecidos da geração que criticou o falso modelo de vida norte-americano dos anos cinquenta: Richard Yates (1926/1992).

Richard Yates nasceu em Yonkers (Nova Iorque, 1926). Filho de uma escultora falida e de um cantor frustrado. Os pais divorciaram-se, quando tinha apenas três anos e viveu uma infância como nómada urbano, de subúrbio em subúrbio.

1232128641316viarevoluc

 Revolutionary Roadpublicado, em 1961, foi nomeado para o National Book Award, em 1962, e revela uma visão contra o consumismo e sentimentalismo, que alimentaram o comodismo e a amnésia.

Foi também autor de várias obras – A Special Providence”, “A Good School”,” The Easter Parade e Disturbing the Peace” – e de duas colecções de contos – “Eleven Kinds of Loneliness” e “Liars in Love”.

A sua vida poderia ser como a das suas personagens. O alcool e a solidão tinham-no convertido num atormentado. Morreu em 1992, em Birmingham. Veja mais em:

http://www.tbns.net/elevenkinds/elevenkinds.index.html

 

 

 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: