BD: Popeye é nosso

6 01 2009

popeye

Desde o dia 1 de Janeiro, o mais popular dos marinheiros, Popeye, está livre de direitos, na União Europeia, onde a propiedade intelectual expira 70 anos, depois da morte do autor.

A partir de agora, quem quiser poderá utilizar a imagem do Popeye – criar uma nova BD, produzir t-shirts ou posters – sem pedir autorização a ninguém, nem pagar um cêntimo por isso.

O pai de Popeye, Elsie  Crisler Segar, morreu, em 1938, aos 43 anos, quando o seu protagonista era tão famoso como Mickey Mouse. Popeye começou por ser personagem secundário, em 1919, nas aventuras de Olívia Olivo. Com a sua cara de boxeur – nunca se soube como perdeu o olho direito – e desmesurados braços, Popeye encarnava, nos anos 30, o super-herói das classes populares, disposto a salvar crianças e mulheres de todos os males da Terra, quando os EUA atravessavam a maior crise económica da sua história.

 

Ganâncias milionárias

Ao longo dos anos, a industria Popeye desenvolveu-se mais rápido que a própria BD. Libros, jogos, videojogos e latas de espinafres… Popeye converteu-se numa  marca. Até existem restaurantes com o seu nome.

O personagem gera, em cada ano, 1.500 milhões de euros de lucro. A marca Popeye pertence à King Features Syndicate, que já deixou claro que lutará para defender cada um dos seus dólares.

Fora das fronteiras europeias, não se poderão comercializar objectos criados a partir da figura de Popeye. Nos EUA, a lei protege os direitos de copyright. Os norte-americanos terão que esperar até 2024 para explorarem livremente a imagem do marinheiro.

Capital dos espinafres

Olívia sempre contou com Popeye contra Bruto. Popeye tinha força e valor graças aos espinafres. Um engano histórico, pois a ciência aclarou que não é dos alimentos com mais ferro.

Popeye foi o primeiro personagem de BD a ter uma estátua, construída, em 1937, em Crystal City, cidade que se auto-proclamou “Capital mundial dos espinafres”.

Popeye é um dos primeiros personagens de BD do siglo XX a ficar livre de direitos. Ainda falta muito tempo para poder utilizar a imagen de Mickey Mouse ou Betty Boop.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: