E se Beethoven tivesse inventado o rock?!

28 12 2008

Há quem sempre tenha afirmado e continue a afirmar que escutar rock ensurdece. Mas não é verdade. Ludwig van Beethoven (1770-1827) já estava quase surdo, quando compôs, no princípio do séc. XIX, o primeiro verdadeiro riff da história da música, como argumenta Friedrich Pohl em  Die Welt.
Um riff, para os amantes do rock’ n’ roll, é uma frase curta, repetida diversas vezes, cujo ritmo é menos importante que a melodia.
Há precisamente dois séculos (22 de Dezembro de 1808), foi tocada pela primeira vez, em público, a 5ª Sinfonia, Opus 67, de Beethoven: Ba-ba-ba-baaaa. “Duas notas foram usadas, a saber – DO e MI bemol. Beethoven fez uma obra que se tornou mítica”, prossegue o jornalista alemão.
A Die Welt cita também outros célebres riffs: “You Really Got Me” (The Kinks,1964), “Satisfaction” (The Rolling Stones,1969), “Smoke On The Water” (The Deep Purple,1972) e, mais recentemente, “Seven Nation Army” (The White Stripes, 2003).
Há certamente uma relação de paternidade entre o “Ba-ba-ba-baaaa” de Beethoven e o “Oooh-o-o-o-oooh” de muitas bandas de rock.  A propósito,  porque não escutar o mítico “Roll Over Beethoven” de Chuck Berry (1956) ?


 
 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: